quinta-feira, 5 de junho de 2008

“As cores ideais” ou “Verde x Preto”

Como fotógrafa, amante da natureza e arte-educadora me considero também amante das cores, principalmente do verde, aliás muitas vezes sou chamada de xiita verde e diga-se de passagem, com muito orgulho. Pode ser radicalismo sim... mas ainda é insuficiente para conter o radicalismo do setor econômico, que vem gananciosamente destruindo as riquezas do planeta para atender o consumo e o consumismo de um modelo capitalista amplamente adotado.

Inicialmente pensamos no verde como fundo do blog, bastante significativo e esperançoso, mas optamos pelo preto, não por sinal de luto, mas por ser ecologicamente correto. Monitores de vídeo gastam mais energia para mostrar a cor branca do que a cor preta, para exibir o branco é gasto cerca de 74 watts, enquanto uma tela preta consome 59 watts, medições feitas por profissionais da Rising Phoenix Design, a empresa que lidera o movimento “Black Back Web Theory”. Pode parecer uma medida ínfima se considerarmos o número acima, mas se a maioria dos sites aderissem a esse movimento teríamos certamente um resultado de grandes proporções, uma significativa contribuição para o nosso planeta aflito.

Como texto inicial gostaria de dar boas vindas à todos os que por aqui passarem e agradecer a iniciativa dos estudantes de comunicação, Pedro Melo e Equipe, que por também amarem a Serra da Piedade, nosso “Corcovado” mineiro, patrimônio histórico, cultural, natural, paisagístico e religioso, mas infelizmente tão cobiçado pelo setor minerário, por ser também uma montanha de ferro de excelente teor, tiveram a gratuidade ao criar uma campanha de divulgação para essa importante causa ambiental e também social, que é o movimento pela preservação de nossa majestosa Serra da Piedade, que inclui o presente blog.

Aqui, certamente teremos um espaço democrático para informarmos sobre as questões que envolvem a Serra da Piedade, uma mídia aberta e sem “rabo preso” que poderá esclarecer o que a mídia “paga” deixa de dizer ou no mínimo distorce.

O que meu coração deseja mais fortemente é que um dia possamos comemorar o dia de hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, sem nenhum remorso ou culpa, com a consciência e o respeito voltados para ações concretas que preservem a natureza, um desejo de que o ser humano resgate suas características humanas que vem se perdendo no tripé, dinheiro, sexo e poder, um tripé insustentável, que tem arrastado a Humanidade ao caos planetário onde até mesmo as relações são descartáveis.


9 comentários:

Unknown disse...

Dia perfeito para se ter mais esse meio de comunicação para nos informar e comunicar sobre esse assunto que é mais que merecido atenção, que é a nossa tão amada serra da piedade como diz alice nosso "corcovado mineiro" que, com muita luta, conseguimos defender das mineradoras cegas, pelo desejo de acumulação de capital, para nossa cultura nossa raíz, que é o que a serra representa a todos nós militantes desta causa que é o sos serra, não que sejamos contra as minaradoras ou o progresso como nos foi criticado, mas apenas somos a favor da preservação de nossa história, afinal o ser humano de hoje só é o que é por ter alguem no passado quem subiu um degrau e o deuxou mais alto para que possamos subir e deixar para nossos sucessores mais alto, e assim por diante...
quero deixar aqui meus cumprimentos a todos integrantes do MACACA e do SOS que nunca desistiram de sua causa mesmo quando se achava que se estava perdido, me recordo bem daquela tarde na qual nós militantes da causa, subimos no ônibus em destino a praça da liberdade no dia da "batalha final" com o grito :"serra da piedade um monumento ambiental da sociedade, preservar, nosso dever, nossa cultura tem que sobreviver" na qual a nossa queida Teca me pediu de ultima hora para criar e que com um lapso de inspiração por essa causa tão importante a todos, me iluminou para criar algo que conseguisse atingir em cheio o tema proposto a toda sociedade, me recordo também da útima frase dita a mim pelo então vice-prefeito o sr. ventirine dizendo: "pronto, agora vocês mataram caeté", como se nossa cidade não tivesse riquesas e potenciais nenhuns para se erguer e estabelecer uma boa economia, etc.
Não responsabilisando a falta de uma real administração que conseguisse erguer nossa cidade com toda potencialidade que nossa cidade possui.
por fim quero deixar meus sinceros cumprimentos a todos que, por mais que, iclisive sofrendo ameaças, continuaram nessa luta que tanto nos é importante!

Unknown disse...

Querida Alice,

Ficou simplesmente excelente o trabalho e o texto. Adorei a passagem que diz do tripé insustentável, nunca tinha lido nada sobre, aprovo demais!
Gostaria também de saber da possibilidade de ampliarmos nossas redes através da linkagem do meu blog com o blog do SOS Serra da Piedade.
Beijos,
Eric Maciel (www.ibianta.org/blog)

Unknown disse...

Serra da Piedade é como uma parte da minha existência quanto maior a minha idade maior a sua presença e respeito. A luta pela preservação parte de uma ética de uma filosofia ambiental que envolva a sociedade Caeteense. A cultura do PROGRESSO é algo muito forte no sangue do Caeteense que acreditam na poeira e na fumaça como meio de desenvolvimento. A praxis desde povo é algo complexo que todos o SOS e pessoas envolvidas com o bem-estar social devemos instigar- O PENSAR sobre A IMPORTÂNCIA DA SERRA DA PIEDEADE. Parabéns Alice, voc~e sempre me surpreende. Um abraço ALMIR.

Markorélio disse...

Pode contar com a gente, pois somos filhos de Caeté e que conseguimos olhar além da Serra... porque ela nos trás verdade, apoio e é tudo que precisamos enquanto marco para a nossa cidade.

Unknown disse...

Sou dos idos tempos em que subíamos a pé pelo atalho.A fé ainda me fazia rezar na capelinha.Colhíamos galhos de arnica e orquídeas(quanta inconsciência),após uma farofa com torresmo de porco criado em casa.Daqueles que quase não sobrava nada pois tínhamos que mandar um pedaço pra quase cada vizinho do Morgan.
A névoa nos umedecia.Os mais velhos cuidavam dos mais novos,muitas vezes lançando mão de uns cascudos.Haviam jaguatiricas,teiús e cascavéis.
Lá em cima morava um mito que a mim se impunha muito mais do que a imagem da virgem,pois dela não tinha medo.Lá morava o frei Rosário.Ninguém saía para aquela aventura sem a costumeira recomendação materna:"não vão aprontar,cuidado com o frei Rosário.
O silêncio e o frio da capela entravam alma adentro meio que rastreando coisas miúdas que achávamos ser pecado.A virgem com o filho no colo.A mãe que resgata a humanidade com todas as sua chagas.
Lá fora o observatório que era sempre um mistério e cá dentro um menino que pensava que por ele dava pra observar Deus lá em cima.Bom mesmo era olhar a cidade miúda lá embaixo.O trem de ferro, cujos vagões pareciam caixas dos sapatos que não calçávamos,indo na direçaõ do funil e sempre a lembrança de que depois da estação de Caeté,logo,logo,ele passaria pela casa de vovó lá no Pito Aceso.Chique era tirar fotografias posando nos gordines e vemaguetes.O milagre com a sua fonte inesgotável.Sua água e seus mistérios inesgotáveis.
Fazem anos que morreu aquele menino cá de dentro,mas cuido pra que sobreviva a serra e seus encantos.Que ela tenha piedade de nós.Que perdoe os nossos pecados ambientais,quase sempre filhos da ganância e,sobretudo,que toda essa graça a nós concedida em forma de rochas,plantas e animais;naõ seja levada ao fogo das usinas e transformada na frieza do ferro e do aço.
Viva a serra!

Desirée Ruas disse...

Alice
o blog está muito bom. Lindos os seus textos. Bem profundos e sensíveis. Você é assim! Boa sorte nesta luta que não tem fim, e que é de todos nós.
Abraços
Desirée Ruas

siusi disse...

ai q texto lindo e verdadeiro, a dona serra deve ter amado( eu acredito no deva da serra), amiga c é uma pedra rara!!siu ama vc sua indinha mais preciosa do meu coração!!

Anônimo disse...

Um dia meu irmaõ me disse "estive em um lugar fascinante, é lindo. A gente pode até tocar as núvens. Vou te levar lá". E ele me levou...

Fiquei tão encantada com a Serra da Piedade que tive vontade de não mais voltar para a cidade. É claro que voltei lá muitas vezes e até tentei, também, fazer algo para ajudar a preservá-la ou divulgar esse lugar tão encantador e místico. Mas, por absoluta falta de tempo, me afastei um pouco da causa e agora, muito raramente, dou um jeito de ir matar a saudade da serra e da vista maravilhosa do pôr do sol de inverno, grande bola vermelha a me encantar.

Também quero fazer parte, se eu puder colaborar, desse movimento.
Até pensei em escrever um projeto para ser implantado na Serra. Falei com o Pe. Marcos e ele me disse que eu poderia apresentar minhas idéias... quem sabe elas possam ser úteis nessa luta.
Fui professora do Pedro na faculdade, grande garoto!, e passei por aqui para conhecer o Blog dele e da Serra. Parabéns pelo trabalho de todos vocês.

Abs,

Dôra Borges.

Ah, meu irmão?? O Pe. Cássio.
Quem não o conhece na Serra da Piedade... difícil, né? É um apaixonado pela Serra. Toda segunda-feira, com certeza, podem vê-lo por lá.

Unknown disse...

Eu nasci no "pé da serra do caraça e passei minha infância e juventude tendo a serra da piedade como meu marco diáro... sai fui para o planalto central e depois para o sul... acho que nós somos de todos os lugares ... nós .. o planeta ... todos somos um só .. mas é uma sensação sem esperança ... talvez alguem na ilha da pascoa deve ter sentido o que eu sinto... mas ba minha desesperança admiro aqueles que como tantos outros que fizeram a historia humana .. tem sonhos e esperança.. PARABÉNS !!!!!